segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Qualquer um pode cozinhar! dizia Auguste Gusteau (Ratatouille)

Meu romance com a cozinha deve ter começado junto com a minha vontade de comer. Desde adolescente procurava fazer coisas na cozinha (das amigas, porque minha mãe tinha mania de limpeza e organização) e nem sempre dava certo, mas acredito que meu primeiro sucesso foi "bolo branco fofo". Após alguns anos sem prática culinária o retorno não foi fácil, mas por mais curioso que possa parecer, minha inspiração partiu de um filme  - Ratatouille - onde ratos cozinham pratos requintados e surpreendem um crítico de culinária.
A mensagem que esse filme passa é: Qualquer um pode cozinhar! (acho que assisti umas 5 vezes).
E vendo um ratinho curtindo o aroma, o sabor e misturando ingredientes me inspirou.Desde então fiquei surpresa das minhas conquista e conquistei fãs (família, conta???). O perigo desda fama é sempre estar atarefada antes das reuniões de família, porém pra quem ama cozinhar isto é um prazer, principalmente quando se vê, ao final, pratos e panelas vazios!

Bem...nem todo mundo sabe cozinhar, mas não porque seja algo apenas para "iluminados". 
Tenho minhas teorias quanto ao mito de que cozinhar é para poucos:
Acredito que dois fatores contribuem para esta habilidade: Curiosidade e persistência. 
Ninguém irá conseguir fazer a sua obra-prima na primeira vez em que são apresentados os ingredientes, forno/fogão e panelas/formas. Erra-se uma vez, duas vezes, três vezes...Para, respira, analisa e: finalmente você arrasa!
Acredito, também que todo mundo pode cozinhar e cada um coloca na sua criação um pouco de sí. 
Mais doce, mais salgado, mais apimentado, mais corado...Sem que isso torne o prato ruim ou descaracterizado. É igual roupa: você pode usar o mesmo vestido que sua amiga, mas seus sapatos, sua maquiagem, seus acessórios vão deixar seu visual diferente, com um jeito só seu.
Uma outra convicção que tenho é: Se você gosta de comer e experimentar sabores novos será forte candidato cozinhar bem. Se tem um senso crítico para o que experimenta, melhor ainda. Digo por experiência própria. Muito do que consegui preparar até aqui partiu da contribuição de um bom apetite (tenho fama de comilona, só fama hehe) e de pouco preconceito com novos alimentos. 

Agora é literalmente mão na massa e  barriga no fogão!
Espero que este blog sirva de inspiração e contribua para acender a paixão pela culinária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário