quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Feriado, dia de...

Feriado, pausa no meio da semana para fazer o que se gosta: descansar, passear, reunir a família.
Em Fortaleza-Ce hoje é feriado e há quem não goste de pausa em plena quinta-feira já que as baterias parecem descarregar de vez antes do fim de semana. Bem, é melhor aproveitar e fazer com que valha a pena, não é verdade?

Ficar em casa e testar uma receitinha simples pode ser um bom programa, não acha? Como prometi vou colocar as receita do bolo de aniversário da Júlia, começando pelo bolo branco. Ele não fica muito doce então aceita coberturas e recheios bem docinhos. 
Anote aí

Ingredientes:

4 ovos médios ( ou 3 extra-grandes são os que sempre gosto de comprar)
1 e 1/2 (chá) xícara de açúcar
1 xícara (chá) de óleo de soja (comum que a gente frita e cozinha)
1 xícara (chá) de leite frio (acho melhor aqueles de saco mesmo)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (gosto de utilizar sem fermento)
1 colher (sopa) fermento

Modo de preparo:
( aí vc vai ver como é feito rapidinho)
Coloque os ovos inteiros (gema e clara), açúcar e o óleo no liquidificador e deixe bater uns 4 ou 5 minutinhos, enquanto bate, numa tigela misture a farinha e o fermento, é bom peneirar a farinha pra deixar ela bem soltinha, facilita até na hora de misturar os líquidos. Coloque o que vc bateu no liquidificador e misture com a mão mesmo (com colher de servir, de pau, fuê ou o que vc achar melhor). Por último acrescente o leite e misture até ficar homogêneo.

Aí vem as dicas:
  • Nunca quebre os ovos direto no liquidificador para não correr o risco de cair um estragado e desperdiçar os que você já tinha colocado lá, vai quebrando numa xícara e vendo antes.
  • Mexa a massa apenas para misturar os ingredientes, não fique batendo farinha de trigo desnecessariamente, acredite, quando eu fazia isso meus bolos solavam.
  • Nesta Receita não esquente o leite, nem ferva, pode colocar gelado mesmo ou deixe ele fora da geladeira em quanto faz o restante do bolo para ir ficando em temperatura ambiente.
  • Para este bolo eu uso uma fôrma redonda de 21 cm de diâmetro, acredito que numa de buraco no meio também dê certo mas deve assar mais rápido.
  • Eu NÃO unto e enfarinho a fôrma, apenas corto redondo e forro o fundo com papel manteiga forneável ( aqueles rolinhos que tem no supermercado. Considero uma mão-na-roda!)
  • O forno deve estar preaquecido. Coloco na temperatura máxima enquanto estou + ou - na metade do bolo (na hora de misturar os ingredientes secos aos liquidificados), já fica ideal!
  • Meu forno é o convencional, de casa, então ele fica nos 260 graus.
  • O tempo de forno é de 25 a 30 minutos mas sempre olho quando está cheirando e dou uma furada bem no centro com uma faca seca.
  • A dica MAIS IMPORTANTE. Quando meço os ingredientes secos eu bato a xícara ou o copo medido para se compactarem até não poder mais. 
Mãos a obra, bom apetite e não deixe de comentar os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário